domingo, 9 de janeiro de 2011

O segredo de ÍSIS desvelado: a deusa é lenda, a princesa não!



A deusa Ísis foi uma lenda, no entanto a princesa Ísis, que foi a motivadora da lenda e por ela consagrada, existiu. Sua tumba, encontrada em 2009, ainda é venerada tanto por seus séquitos, quanto por arqueólogos.


A tumba tem mais de 3.200 anos e foi encontrada na cidade de Saqqara, 40 quilômetros ao sul do Cairo, no Egito, em 3 de março de 2009. O túmulo encontrado em pedaços, era da 19ª dinastia egípcia e há 150 anos a região de Saqqara é um sítio arqueológico dos mais importants da atualidade.

O sarcófago, encontrado dentro da tumba, seria da nobre Ísis, filha do do príncipe Setna Kha-em-ust, e neta de Ramsés 2º, e foi esculpido em pedras.Setna Kha-em-ust foi filho de Ramsés 2º, um dos mais influentes faraós. Ísis, sua neta, era uma jovem conhecida pela beleza e apuro visual. A princesa ficou conhecida na história das dinastias faraônicas pelo seu senso estético exigente e inovador, pela adoração às jóias que usava e pelas vestimentas diferentes que criava.

Na sequência de fotos, os achados arqueológicos registram as paredes da tumba e seus pedaços, assim como a exposição do sarcófago ainda dentro da tumba, e depois, já em exposição no Conselho Egípcio, respectivamente.




Na foto acima, o secretário geral do conselho superior de antiguidades do Egito, Zahi Hawass, é fotografado ao lado da múmia descoberta em sarcófago. Segundo o especialista, esta é a múmia mais bem conservada entre as que já foram encontradas na região.

No próximo post sobre o assunto, apresentaremos uma das melhores versões  sobre a lenda de Ísis e Osíris, que fazem parte dos deuses egípcios há séculos.





Fotos oficiais: Mike Nelson/Reuters
Outras fotos: capturadas na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário